quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jogo OASIS

Os alunos da sala 10 no 1o  ano queriam estudar borboletas e foguetões. Fizeram várias investigações que envolveram entrevistas a diferentes pessoas (Cientistas, D. Suzete e Arq. Jorge Cancela). Foram visitar a Lagartagis onde aprenderam que as borboletas estavam a desaparecer porque já não havia hortas como antigamente. Daí o  interesse em criar uma horta na escola.
Já havia um embrião de horta na escola e portanto foi fácil com a ajuda de TODOS melhorar a horta e torná-la naquilo que é hoje.
Ficou no entanto a ideia de fazer um jardim dedicado apenas a borboletas/insetos. Este ano como são finalistas era urgente realizar este sonho.
A professora conheceu a Andreia Marques que tinha feito um estágio no Brasil no Instituto Elos em que aprendeu uma metodologia (jogo OASIS) de envolvimento da comunidade na concretização de um sonho coletivo. Convidou-a a partilhar os seus saberes com os alunos e as suas famílias.
Depois das devidas autorizações começaram
Estabelecemos o que queriamos fazer e recolhemos recursos (terra, plantas, tintas, madeiras, pneus...) e no próximo fim-de-semana vamos realizar todos 
juntos o nosso sonho. Se puder trazer consigo o seu talento e aparecer para ajudar nós adorariamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário