domingo, 12 de dezembro de 2010

Experiências Divertidas!

Os alunos do 3º ano que participam no projecto "Os Cientistas e os Jornalistas" fizeram descobertas incríveis durante este 1º período.



Aqui temos uma das várias experiências realizadas! Com feijões e muita imaginação provamos que geneticamente a probabilidade de nascer menina ou menino é exactamente igual.
Os cromossomas X foram representados por feijões vermelhos e os Y por feijões brancos.

4 comentários:

  1. Uma óptima experiência! Mas só tinhas 16 ovulos X e 16 espermatozoides (8X e 8Y)? Se sim então é natural que dê *exactamente* 50/50 pq tinhas q os gastar a todos. Interessante seria (provalmente foi o que fizeste) ver que a probabilidade do resultado que sai reflecte as percentagens de X e Y que se encontram no copo dos espermatozoides.

    ResponderEliminar
  2. Quem fez esta experiência foi a professora responsável pelo Projecto Cientistas e Jornalistas. Essa é uma boa segunda experiência!
    Vamos ter a Semana das Ciências em Fevereiro. Vão vir cientistas do IGC e do ITQB à nossa escola. Gostarias de vir?

    ResponderEliminar
  3. Oi. Bom, podemos pensar em eu ir. Posso mostrar-lhes sons de peixes, vou ver com uma colega como apresentar isso aos miúdos. É do 1º ao 4º ano? Ou para um ano específico? E ponho no relatório da FCT como divulgação :-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada!
    A semana das Ciências decorrerá de dia 21 a 25 de Fevereiro.
    Podes preparar uma apresentação para um ano específico e depois organizamos com os professores desse ano. É conveniente ser entre as 9h e as 15h.
    Acho uma maravilha aprender que os peixes comunicam e de que forma.

    ResponderEliminar